ELÉTRICA
Esta imagem parece familiar !?
É papel de todos ajudar no combate ao desperdício de energia elétrica. Talvez você esteja se perguntando, mas como posso fazer isso? A reposta é bem simples, quando mudamos algumas atitudes cotidianas, o consumo de energia reduz consideravelmente e além de gastar menos dinheiro, ainda ajudamos na preservação do meio ambiente, aumentando o tempo de vida dos recursos não-renováveis.
A importância de dimensionar suas instalações elétricas .
O planejamento de uma instalação elétrica é muito importante! Além de garantir o bom funcionamento dos equipamentos que por ela são alimentados, promove um ambiente confiável e de qualidade para as pessoas. Cabos elétricos quando mal dimensionados, embora constituídos com material de qualidade, podem provocar acidentes elétricos (choques ou incêndios) e elevar o consumo de energia de uma residência, comércio ou indústria.
POR QUE EVITAR ?
A utilização do Benjamin, os populares Ts, não é proibida no Brasil. Mas, se estiver utilizando este produto, vale a pena ficar atento , pois todo o cuidado é pouco para não se expor a riscos que vão desde choques, passando por queima de aparelhos e até incêndios, originados de um curto-circuito.
Essa alternativa é utilizada principalmente em instalações elétricas antigas, acima de 20 anos, onde o número de tomadas das edificações não é suficiente para alimentar a grande quantidade de eletroeletrônicos e eletrodomésticos presentes em nosso cotidiano atual. Os benjamins também são encontrados em instalações novas em que não se aplicaram os critérios estabelecidos pelas normas, que determinam um número mínimo de tomadas para uso geral e de uso específico em uma edificação.
A utilização de um T ou réguas de tomadas podem até resolver um problema imediato quando falta tomada para muitos aparelhos, mas certamente causa outros. A tomada é projetada para suportar uma determinada corrente, 10 ou 20 Amperes. Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a um mesmo ponto, esta corrente é elevada, o que pode acarretar em um superaquecimento.
Um dos primeiros sinais de aquecimento no circuito é a queda da chave, do disjuntor no quadro elétrico residencial.
Muitos incêndios residenciais iniciam-se pelo mau uso do T e das extensões de tomadas. Além disso, o aquecimento dos fios colabora para o aumento do preço na conta de luz e desperdícios de energia elétrica.
Para não haver problemas, alguns cuidados são necessários; ao aumentar a potência de uma tomada, usando eletrodomésticos em um T, deve-se aliviar outras que estejam ligadas no mesmo circuito, para não sobrecarregá-lo. Uma maneira de reduzir o uso do benjamin é aumentar o número de tomadas no mesmo ponto, desde que respeitando o limite a que circuito foi dimensionado. Não basta aumentar o numero de tomadas, pois existe a necessidade de calcular o que chamamos de demanda, a fim de, também substituirmos os fios e sistemas de proteção, como fusíveis e disjuntores. Daí a importância da contratação de um profissional especializado.